G Fema

G Fema
G Fema, alter ego conquistado por Ana Maria Semedo, que em crioulo cabo-verdiano significa Mulher Guerreira, anunciando de partida a que veio. 

Doce e feroz MC da Zona M, Chelas, G Fema tem sido uma voz criativa no rap street made in Portugal, rimando em Crioulo Badiu. O seu rap é uma força de expressão emancipatória, que lhe tem conquistado uma posição de respeito. As suas letras e presença na voz, o facto de ser uma das poucas mulheres a inscrever-se na cena, a intuição e garra, dão-lhe um carisma e uma atitude a que poucos ficam indiferentes. Fazedora de letras ritmadas envolventes, com um tom inconfundível, é uma referência feminina no rap crioulo em Portugal, abordando, entre outros, os temas do empoderamento feminino: o que é ser uma mulher, mãe, negra, portuguesa, diretamente da zona M, Chelas City, para o mundo. O rap e o rap crioulo são um percurso e caminho de resistência e existência. Ainda mais no feminino. E G Fema tem trilhado esse caminho aguerrida mente. 

Em 2022 pisou, entre outros, os Palcos do Rock in Rio e do MEO Kalorama .

2023 será um ano chave, regressando aos palcos e com o lançamento do EP e de alguns singles com colaborações de peso, que a posicionarão como a proeminente figura de proa do - cada vez mais difícil de conter - emergente som urbano das periferias de Lisboa para o Mundo.

 “AMI È Fema” é o primeiro single deste trabalho com letra de sua autoria, sendo a gravação,mistura e materialização a cargo de Katanaproduções com lançamento já agendado para o próximo dia 8 de Março, em comemoração do dia internacional das mulheres.
Scroll to Top